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Cuidados contábeis com empresas inativas!
10 de Abril de 2023

Você sabia que mesmo empresas inativas que são aquelas que já encerraram suas atividades, mas não fecharam as portas oficialmente ainda têm obrigações contábeis a cumprir?

 

Eles são muito importantes e devem ser realizados corretamente para garantir uma gestão financeira adequada.

 

Abaixo você conhecerá alguns dos cuidados contábeis que devem ser observados pelas empresas inativas para evitar complicações e multas futuras.

 

Preenchimento correto da Declaração de Inatividade na Receita Federal

 

A Declaração de Inatividade anual deve ser preenchida e enviada à Receita Federal, eximindo a empresa de algumas obrigações acessórias como a entrega de declarações mensais ou trimestrais. Se houver alguma movimentação ou receita, uma declaração de rendimentos deve ser entregue.

 

Manutenção dos livros contábeis:

Mesmo sendo inativa, a empresa deve manter os livros contábeis em ordem e em conformidade com as normas contábeis vigentes. Isso é importante para se garantir a integridade das informações.

 

Acompanhamento das obrigações trabalhistas:

É importante acompanhar as obrigações trabalhistas, tais como o pagamento de salários, FGTS, férias, entre outros.

 

Verificação das obrigações municipais:

Algumas prefeituras exigem a entrega de declarações de inatividade, portanto, é importante verificar as obrigações municipais que a empresa deve cumprir.

Resumindo, é crucial que as empresas inativas sejam gerenciadas da maneira correta do ponto de vista contábil e fiscal.

 

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